Economia
Circular
Processo Produtivo para um caminho Sustentável
Entenda o que é a
Economia Circular
Economia Circular é um conceito estratégico baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação. Em um processo integrado, a economia circular é vista como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento econômico e o aumento no consumo de recursos, relação até aqui vista como inexorável.
O processo da Economia Circular é inspirado no conceito de Inteligência da Natureza, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos. No meio ambiente, restos de frutas consumidas por animais se decompõem e viram adubo para plantas. Esse conceito também é chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo serve continuamente de nutriente para um novo ciclo.
Economia Circular x Economia Linear
As atuais tendências de aumento populacional, crescimento da procura e consequente pressão nos recursos naturais têm vindo a sublinhar a necessidade das sociedades modernas avançarem para um paradigma mais sustentável, uma economia mais "verde" que assegure o desenvolvimento econômico, a melhoria das condições de vida e de emprego, bem como a regeneração do "capital natural".
O paradigma vigente, baseado num modelo linear, confronta-se hoje com questões relativamente à disponibilidade de recursos. Só em 2010 cerca de 65 bilhões de toneladas de matérias-primas entraram no sistema econômico prevendo-se que se atinjam mais de 80 bilhões de toneladas entre 2020 e 2021. Este é um sistema que expõe empresas e países a riscos relacionados com a volatilidade dos preços dos recursos e interrupções de fornecimento.
Um novo modelo económico funcionando em circuitos fechados, catalisados pela inovação ao longo de toda a cadeia de valor, é defendido como uma solução alternativa para minimizar consumos de materiais e perdas de energia.
O valor econômico
Os Benefícios
da Economia Circular
Com a Ecomonia Circular diminuímos a quantidade de resíduos e passamos a extrair menos recursos naturais, preservando o meio ambiente para as futuras gerações.
Para realizar este processo as empresas precisam fazer a coleta de todo o material, enviar para uma central de triagem que faça a segregação e destinar, de forma ambientalmente correta, cada tipo de resíduo. Na economia circular, tudo passa pelo devido procedimento classificatório, a fim de transformar-se em matéria-prima para fabricação de novos produtos.
Existem diversos benefícios às companhias que realizam este processo. Separamos os cinco principais motivos para explicar melhor porque as empresas devem se preocupar com a economia circular.
Redução de Custos
Ao praticar a economia circular, é possível reduzir os custos, não só através da eliminação na destinação, mas também com o retorno deles dentro do próprio processo produtivo, além da geração de receitas com sua valoração. Muitas indústrias costumam, até mesmo, comercializar os próprios resíduos para que outras companhias os utilizem como matéria-prima.
Cumprimento de aspectos legais
Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas precisam reduzir a quantidade de resíduos e fazer a destinação ambientalmente correta. A economia circular é uma grande aliada das companhias para atender à legislação. A partir da valorização de resíduos e reintrodução na cadeia produtiva, as empresas reduzem a quantidade de materiais enviados aos aterros sanitários.
Economia de baixo carbono
A economia de baixo carbono é, cada vez mais, uma preocupação das empresas e de toda a sociedade, visando diminuir as emissões de gases do efeito estufa, que causam as mudanças climáticas. Além disso, muitas empresas assinaram o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), se comprometendo a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Valorização da Marca
Empresas que praticam a economia circular têm valorização institucional da sua marca, afinal, os investidores estão de olho em ações de companhias alinhadas aos pilares ESG. Há diversas ações que agregam valor à imagem da empresa, pois ao praticar a economia circular, é possível preservar o meio ambiente, diminuir o uso de recursos naturais e desenvolver trabalhos socioambientais dentro e fora da organização com baixo custo.
Competitividade e desenvolvimento econômico sustentável
A economia circular gera redução de extração de recursos naturais, promovendo o desenvolvimento sustentável. Além disso, há benefícios econômicos, já que a fabricação de novos produtos a partir de resíduos gera competitividade no mercado e promoção de novas tecnologias e inovações. Assim, é possível estimular o crescimento econômico e criar mais empregos, sempre visando a preservação ambiental.